sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Sapateiros transformam Couromoda em palco por mais salário e melhores condições de trabalho

Categoria reivindica Piso Salarial nacional

Escrito por: Leonardo Severo


Comandados pela Confederação Nacional dos Trabalhadores no Vestuário (CNTV) e pela Federação dos Sapateiros do Rio Grande do Sul, os operários do setor transformaram a Couromoda 2011 em palco de luta por mais salário e melhores condições de trabalho.
Durante o evento, realizado de 17 a 20 de janeiro no Anhembi, em São Paulo, o presidente da Federação dos Sapateiros e secretário-geral da CUT-RS, João Batista Xavier Silva, cobrou reconhecimento dos empresários ao trabalhador no chão da fábrica. “Defendemos um Piso Nacional para o setor, para que as empresas não se mudem de um estado para outro em busca de salários mais baixos”, destacou. A cobrança repercutiu em entrevista de Batista à RBS TV, retransmissora da Rede Globo no Sul do país.
Segundo Batista, a ação sindical durante o ano passado sensibilizou o Congresso e o governo, tendo sido determinante para combater a entrada abusiva de produtos importados e assegurar o emprego para centenas de milhares de pais e mães de família no ano que passou.
Na questão do Piso Salarial, apontou, é preciso que seja valorizado e colocado à altura do crescimento da produtividade e da qualidade do que o trabalhador fabrica. Além de alavancar o salário e os empregos, convocou, “precisamos estar mobilizados para combater a precarização e o avanço das terceirizações”.
Batista também defendeu maior investimento na qualificação profissional: “além dos empresários, é preciso que os governos federal, estadual e municipal também se somem, contribuindo para elevar a qualidade dos operários do setor”.

Fonte: CUT

Nenhum comentário:

Postar um comentário